Nº 33 Dia de Santa Bárbara 2018
nº edição
EM DESTAQUE
A Devoção a Santa Bárbara e as Minas de Adoria (Cerva / Ribeira de Pena)

A devoção a Santa Bárbara tem as suas origens na Alta Idade Média, primeiramente no Império Bizantino a partir de onde se alarga ao restante território europeu. A tradição Católica relata-nos que Santa Bárbara viveu no século III em Nicomédia, filha de um pai pagão que a colocara numa torre resguardada da sociedade. Converteu-se secretamente ao Cristianismo, que na época era proibido e alvo de perseguições. Quando descoberta, foi exposta pelo próprio pai e vítima de tortura na praça pública. Não renunciando a sua fé, foi decapitada pelo próprio pai que, no momento em que executa o golpe, é atingido por um raio. A história de Santa Bárbara veio associá-la aos trovões, sendo a santa protetora nas tempestades e venerada como padroeira dos artilheiros, mineiros e todos aqueles que trabalham com explosivos. Entre os mineiros, esta devoção ganha particular importância no século XIX com o rápido crescimento industrial.
A análise às práticas devocionais na zona de influência do Couto Mineiro de Adoria, em Cerva no concelho de Ribeira de Pena, permite-nos observar um número importante de capelas próximas da área da exploração que são dedicadas a Santa Bárbara, ou incluem um orago com imagem da santa, evidenciando uma forte devoção no seio da comunidade local. Assim, Santa Bárbara aparece-nos como orago principal nas capelas de Rio Mau e Penaformosa e com altar devocional na Igreja de Limões e na capela de Adoria. No caso especifico da capela de Rio Mau, é curioso observar que as Memorias Paroquiais de 1758 referem esta capela como dedicada a São Miguel. Esta devoção alterou-se possivelmente algures no início do século XX, o que corresponde aos primeiros anos de funcionamento do Couto Mineiro de Adoria, que lhe é geograficamente muito próximo. Para além da simples proximidade geográfica, muita da força de trabalho do Couto Mineiro era originária destas aldeias, constituindo o trabalho nas minas uma forma de subsistência fundamental para as suas comunidades, pelo que não é todo surpreendente que a devoção a Santa Bárbara tivesse um lugar importante na religiosidade local. 

Ecomuseu de Ribeira de Pena / Museu do Volfrâmio
 Emanuel Guimarães
 Pedro Mota
 Ricardo Carvalho


Fig. 1 – Imagem de Santa Bárbara na Capela de Rio Mau
Fig. 2 – Imagem de Santa Bárbara na Capela de Adoria

NOTÍCIAS
Lisboa, Instituto Superior Técnico

XIII Jornadas de Santa Bárbara, dia 4 de Dezembro de 2018 no Salão Nobre do IST

O Numist organiza mais uma edição das Jornadas de Sta. Bárbara. Para confirmar a sua presença no evento e no jantar (obrigatório): https://eventosnumist.wixsite.com/numistjsbarbara

PROGRAMA
13:30 - 14:00 Recepção
14:00 - 14:30 Sessão de abertura com a participação do Presidente do IST, Prof. Arlindo Oliveira
14:30- 15:00 Manuel Rafael (Orica) - Acompanhamento de parâmetros SSA em Minas e Pedreiras
15:00 - 15:30 Eng.ª Paula Dinis (DGEG) - Estratégia e Politicas da UE para os Recursos Minerais e Ambiente
15:30 - 16:00 Eng. Marco Aniceto (Solancis) - Exploração & Sustentabilidade dos Recursos Naturais e Energéticos
16:00 - 17:00 Coffee break
17:00 - 17:30 Eng. João Carvalho (Secil)
17:30 - 18:00 Programa de estágios de verão apresentado por Bernardo Candeias e Tomás Andrade
18:00 - 18:45 Mesa Redonda - Evolução dos planos de recuperação ambiental de zonas extractivas e debate
Moderador: Eng. Mário Bastos (VISA)
Participantes: Professor José Manuel Marques (IST) e Eng. José Oliveira (Secil)

O Numist - Núcleo de Minas do Instituto Superior Técnico tem como objectivo o desenvolvimento e divulgação do curso de Engenharia Geológica e de Minas, nomeadamente, através da promoção de actividades diversas com vista ao enriquecimento pessoal e curricular dos estudantes desta área.

(NUMIST)

mina s domingos

Mina de São Domingos (Mértola) no Edifício do Musical, 4 de Dezembro


Comemoração do dia de Santa Bárbara com a visualização do documentário de Filipe Carvalho "O presente das Memórias", no Edifício do Musical na Mina de São Domingos, dia 04 Dezembro 2018, pelas 15h00.

(C M Mértola)

Minas da Borralha (Montalegre)

Comemorações do dia de Stª. Bárbara, Sábado dia 1 de Dezembro

A comissão fabriqueira das Minas da Borralha com o apoio do Ecomuseu de Barroso - Centro Interpretativo das Minas da Borralha comemorará o dia de Santa Bárbara com uma missa com início previsto para as 10:30. Pelas 11:15 dar-se-á início à procissão, desde a Igreja Matriz da Borralha à imagem de Santa Bárbara, localizada junto ao Grupo B/Casa dos Compressores. Daí, a procissão voltará à Igreja Matriz.
Seguir-se-á um almoço de convívio na Pensão (edifício recuperado e musealizado) que contará com animação musical.

(C M Montalegre)


aljustrel


7º GRANDE PRÉMIO DE SANTA BÁRBARA em Atletismo - ALMINA
1ª CAMINHADA entre Bairros Mineiros - ALMINA

A União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, conjuntamente com o Município de Aljustrel e o NARM – Núcleo de Atletismo de Messejana, vão organizar mais uma edição, no próximo dia 08 de Dezembro, da prova de atletismo entre os bairros mineiros, a qual foi denominada de 7.º Grande Prémio de Santa Bárbara e 1ª Caminhada entre Bairros Mineiros.
Inscrições abertas. As inscrições só serão aceites até ao dia 04/12/2018 e limitadas às primeiras 400.
Contactos:
- União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos: Av. 1.º de Maio - 7600-010 Aljustrel;
- NARM: Estrada da Aguentinha - 7600-311 Messejana;
- Associação de Atletismo de Beja

Outros contactos em www.jf-aljustrel.pt

(C M Aljustrel)

argzelo

Festa da Santa Bárbara nos dias 29 e 30 e Dezembro 2018

Nas Minas de Argozelo a Festa da Santa Bárbara realiza-se somente nos dias 29 e 30 e Dezembro, no período de Natal, data de visita obrigatória da população emigrada.
No dia 29, sábado, a festa é animada por um conjunto musical e pelo fogo de artifício; no dia 30, domingo, realiza-se uma missa em honra de Santa Bárbara.

(C M Vimioso)


Procissão em Honra de Santa Bárbara, Padroeira dos Mineiros, dia 4 de Dezembro

No próximo dia 4 de Dezembro, pelas 21h30, junto à Igreja Matriz de São Pedro da Cova realizar-se-á a procissão em honra a Santa Bárbara, Padroeira dos Mineiros, retomando assim uma tradição que durante vários anos reunia a comunidade mineira de São Pedro da Cova.
Em 1958 foi adquirida uma imagem de Santa Bárbara para uma capela construída a poucos metros de profundidade do Poço de São Vicente, o poço mestre. Todos os anos esta comunidade fazia cumprir a procissão à sua Santa protectora, sempre à luz dos gasómetros. Alguns anos depois do encerramento da mina, a comunidade de Vale Souto e Aldeia, decidiu voltar com esta tradição, e desde ai, todos os anos, à luz de gasómetros, a procissão em honra de Santa Bárbara sai da igreja Matriz em direcção à capela de Santa Bárbara, junto ao antigo complexo mineiro.

(Museu Mineiro – Casa da Malta, S. Pedro da Cova)

Comemoração do dia de Santa Bárbara, a 4 de Dezembro

A comemoração do dia de Santa Bárbara, a 4 de Dezembro próximo, corresponde a um momento de degustação gastronómica, envolto em histórias mineiras, destinado a toda a população. Na Mina do Lousal a partir das 16h00m.


(CCV do Lousal - Mina de Ciência)


O GEM-FEUP convida toda a comunidade a participar na comemoração do dia de Santa Bárbara, 3 de Dezembro na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Na planificação deste dia contamos com duas aulas abertas e ainda com um painel de ex-alunos que irão partilhar a sua experiência profissional.
Inscrição obrigatória

Programa:
9h15 - 9h30 (Sala B008) - Sessão de Abertura
9h30 - 10h15 - 1º Orador (Sala B008):
Geólogo John Morris “Recursos Minerais, processo de aceitação e reconhecimento Social dependente de processos educativos e mudanças de cultura".
John Morris: Euro-Geólogo com mais de 18 anos de experiência na área de avaliação de Recursos Geológicos e Geologia de Minas. Tendo trabalhado internacionalmente em operações mineiras de ouro, antimónio, estanho e tântalo, no papel de geólogo de recursos e de apoio à produção, e em Portugal desenvolveu e coordenou projectos de Prospecção e Pesquisa, desde a sua fase embrionária até à operação mineira, tendo cooperado com várias empresas listadas em Bolsa em projectos de ouro, lítio, estanho, tungsténio, em contextos de grande complexidade social, patrimonial, ambiental e política. Desenvolve actualmente a actividade de Consultor e Promotor de Projectos de Prospecção e Pesquisa em Portugal, Espanha, Roménia, Austrália, Brasil, Reino Unido e Finlândia, com e para vários grupos de investidores. Com formação clássica em Geologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e um Mestrado em Avaliação de Recursos Geológicos, também na F.C.U.P.

11h00 - 11h45 - 2º Orador (Sala B019):
Carlos Almeida "A Importância da Indústria Extractiva no Fornecimento de Matérias-primas para a Cerâmica Estrutural".
Carlos Almeida: Licenciado em Geologia Ramo Científico-tecnológico na FCUP. Mestre em Prospecção e Avaliação de Recursos Geológicos. EuroGeólogo (Federação Europeia de Geólogos). Fellow IOM3 (Institute of Materials, Minerals & Mining – UK). Responsável Departamento de Matérias Primas - Cerâmica CS – Coelho da Silva S.A.

11h45 - 13h00 (Sala B019):
Sessão com ex Alunos do curso de Engenharia de Minas e Geo Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

O Grupo de Engenharia de Minas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, GEM FEUP, é um grupo de estudantes aberto a entidades e indivíduos da área da indústria extractiva que se proponham a contribuir de maneira pró-activa, com ideias e acções, na melhoria da formação educativa e profissional dos estudantes do Departamento de Engenharia de Minas.
 
(GEM – FEUP)

Mais informações sobre o "Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal" e outras iniciativas em roteirodeminas.pt e também no Facebook -  AMIGOS DO ROTEIRO DE MINAS


Se tiver dificuldade em vizualizar a newsletter, clique aqui.