"/> Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal
/
Rota
 
Rota do Volfrâmio
A história do século XX fica profundamente marcada pela corrida ao armamento e pelas duas Guerras Mundiais que assolaram o continente europeu. Nesse período, a corrida pelo volfrâmio assume elevada importância e permanece em grande escala até ao final da década de 1950. Portugal surge então como o maior produtor europeu deste mineral, beneficiado pela riqueza dos seus recursos geológicos, multiplicando-se um pouco por todo o país as explorações mineiras que marcam profundamente a evolução da paisagem e economia locais. Com a redução da procura deste mineral a partir de meados do século e o surgimento de novos mercados produtores, o interesse pelo volfrâmio em Portugal entra em declínio, levando ao abandono das explorações. Permanecem na paisagem as estruturas desse período áureo da exploração mineira em Portugal, marcando ainda hoje as regiões que as envolvem.


Integrado no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, a Rota do Volfrâmio apresenta os diferentes espaços ligados a este mineral.


Percorrer esta rota é conhecer os marcos deste período que se preservam na paisagem, a história e a ciência que lhes estão associadas, mas também as memórias e imagens que permanecem no seio das suas comunidades.

Emanuel Guimarães
Historiador/Conservador
Ecomuseu de Ribeira de Pena - Câmara Municipal de Ribeira de Pena




Pontos de Interesse a visitar nesta Rota