/
Rota
 
Geodescobertas na Área Metropolitana do Porto

Situados na área metropolitana do Porto, os concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo, possuem um vasto e relevante património geológico e mineiro que se manifesta ao nível da estratigrafia, paleontologia, tectónica, geomorfologia e recursos minerais, com especial destaque para as jazidas fossilíferas, as mineralizações auríferas, carboníferas e lousíferas, da Era Paleozóica.
Este território pejado de recursos naturais foi desde as mais remotas eras explorado pelo Homem interessado no ouro, no carvão e na lousa. Após décadas de intensa exploração que promoveram o desenvolvimento económico destes concelhos, assistiu-se à mudança do paradigma vigente, já que estes recursos se tornaram uma mais-valia ambiental, natural e de pesquisa científica de largo espetro.
Com a criação desta Rota pretende-se a valorização deste território comum, através da descoberta dos bens naturais e culturais presentes, acrescentando-lhe utilidade, potenciando a pluralidade de funções que poderão prestar quer ao nível identitário, cultural, social, económico e turístico.
Este produto turístico oferece a possibilidade de visitar:
• Museus – Museu da Lousa, Museu Mineiro de S. Pedro da Cova;
• Centros Interpretativos – Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas, Centro de Interpretação Ambiental de Valongo;
• Antigas minas – Fojo das Pombas em Valongo e Minas de Castromil em Paredes;
• Empresas de extracção e transformação – Empresa das Lousas de Valongo e Pereira Gomes & Carvalho;
• Percursos pedestres – Rede intermunicipal de trilhos;
Para complementar estas ofertas podemos ainda visitar numerosos exemplos de património edificado e completar a nossa estadia com uma gastronomia deliciosa e variada, regada pelos vinhos verdes da região; ver fazer e levar peças artesanais como recordação e terminar este programa participando nas vibrantes festas e romarias…


 Apoio: Cristina Madureira, Paula Machado

Pontos de Interesse a visitar nesta Rota