/
Monumento Natural Local do Alcantilado de Montedor
Montedor, Viana do Castelo
Ponto a visitar
 
Monumento Natural Local do Alcantilado de Montedor, Montedor, Viana do Castelo
O Monumento Natural Local do Alcantilado de Montedor possui aproximadamente 55ha, delimitado a norte pelo Forte do Paçô e a sul pela Praia da Camboa do Marinheiro.

Os valores geológicos identificados nesta área permitem compreender, com elevado detalhe, vários aspetos relacionados com a evolução geológica, paleoambiental e cultural da região nos últimos 400 mil anos.

Este geossítio é o mais diversificado em termos de interesses geomorfológicos preservados, nomeadamente o residual, o tectónico e o litoral. As geoformas residuais preservadas abundam sob a forma de blocos graníticos, pias, tafoni, alvéolos de contacto e pavimentos graníticos ondulados.

No Monumento Natural Local do Alcantilado de Montedor encontramos o registo mais completo de níveis de praia antigos, no concelho de Viana do Castelo. É possível observar 6 plataformas costeiras e geoformas de detalhe associadas, como sapas, marmitas e alvéolos de P. lividus, que comprovam a génese em ambiente de praia.
Culturalmente, este local possui pias salineiras, insculturações de idade pré-romana e as ruínas da Camboa do Marinheiro e da Camboa do Morgado conhecidas desde os tempos medievais.

A história geológica, paleoambiental e cultural visíveis neste local, aliada à beleza natural das suas paisagens, tornam este geossítios um autêntico livro gravado nas rochas.

Características