Museu do Volfrâmio de Cerva
Cerva, Ribeira de Pena
Mapa
Museu do Volfrâmio de Cerva, Cerva, Ribeira de Pena
A exploração mineira foi, ao longo de séculos, uma atividade importante no seio do território que hoje compõe o concelho de Ribeira de Pena. Várias minas de estanho evidenciam a extração deste metal desde os povos da Antiguidade. Mas é a extração de volfrâmio que, no início do século XX, conhece aqui especial incremento com a instalação das sociedades de exploração em Padroselos, na freguesia de Santa Marinha, e principalmente no Couto Mineiro de Adoria, na freguesia de Cerva e Limões. Com elas veio a transformação da paisagem, da economia, dos hábitos de consumo, que hoje encontram eco nas memórias da comunidade e nas ruínas das estruturas mineiras.O Museu do Volfrâmio está instalado no antigo edifício da Casa do Povo de Cerva e apresenta-se como um polo de interpretação da história associada à época áurea do volfrâmio, cuja memória se encontra profundamente enraizada na memória local. Reúne uma coleção de património material e imaterial que permite ao visitante percorrer evolução da terra e a relação do homem com os minerais, para depois conhecer em particular o volfrâmio, compreender as mudanças que trouxe para a sociedade e conhecer a história e as memórias que lhe estão associadas, estabelecendo-se como ponto de ligação ao Couto Mineiro de Adoria.

Características
Morada
Praça José Albertino Cardoso, nº 16
Localidade
Cerva, Ribeira de Pena
Código Postal
4870-042 Cerva, Ribeira de Pena
Telefone
259479065
Correio Eletrónico
Horário Semanal
- Aberto : terça, quarta, quinta e sexta
- 09:30
- 13:00
- 14:30
- 18:00
Horário Fim de Semana e Feriados
- Aberto : sábado
- 09:30
- 13:00
- 14:30
- 18:00
Entrada Gratuita
A visita deste Ponto não necessita de marcação prévia e pode ser feita individualmente.
Visita para grupos
Sim
Número Mínimo de Pessoa por grupos
1
Número Maximo de Pessoa por grupos
100
Visitas guiadas
Sim
Observações
Marcação prévia obrigatória
Alojamento
Restauração
Tipo de Transporte
Táxi
Nome da Agência
Carlos M Martins Silva
Telefone de Contacto
259 470 200
Parque destinado a viaturas privadas
Sim
A habitação onde viveu Camilo Castelo Branco aquando da sua permanência em Ribeira de Pena, onde o escritor conheceu os primeiros anos de liberdade e o primeiro casamento, serve hoje de ponto de contacto com a obra camiliana, onde Ribeira de Pena tem presença constante, e com os roteiros camilianos do concelho. Acolhe as exposições permanentes "Camilo e Ribeira de Pena" e "Olhares Camilianos, que introduzem a visita aos aposentos de Camilo e Joaquina, sua primeira esposa. Além de Joaquina Pereira de França e sua família, ao visitante é dada a oportunidade conhecer Rosa, a primeira filha de Camilo.
gps: 41.53361 -7.812423
18 Km
A riqueza do património escolar do concelho e da memória de gerações de ribeirapenenses está presente na Casa da Cultura – Museu da Escola, espaço que permite compreender a evolução do ensino primário em Portugal. Encontra-se instalado numa antiga escola Adães Bermudes, edifício centenário situado no centro da vila de Ribeira de Pena. Além da interpretação sobre a história do ensino primário em Portugal, disponibiliza um Centro de Aprendizagem e um Centro de Recursos para professores, continuando desta forma a ter uma função ativa no ensino dos ribeirapenenses. Este museu alia a exposição tradicional com a interatividade e os meios multimédia, atraindo visitantes de todas as gerações.
gps: 41.521086 -7.793966
15 Km
Instalado no antigo edifício da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, o Museu da Venda Nova acolhe o Centro de Interpretação do Ecomuseu, ponto de partida para a visita aos diferentes núcleos. As suas exposições dão a conhecer as características da comunidade ribeirapenense e do território que a caracteriza, permitindo compreender os hábitos e a paisagem do meio onde se insere o Ecomuseu.
gps: 41.532242 7.78618
18 Km
O concelho de Ribeira de Pena é conhecido pelo trabalho artesanal do linho que, especialmente em Cerva e Limões, merece grande reconhecimento pela qualidade das peças elaboradas no tear por exímias tecedeiras. Localizado no edifício do Grupo de Tecelagem de Limões, no centro histórico daquela aldeia, o Centro de Interpretação-Museu do Linho pretende promover e dinamizar as tradições associadas ao trabalho artesanal do linho, a investigação histórica e etnográfica e a atração turística, valorizando assim a continuidade desta tradição e o reconhecimento que continua a merecer. Aliando o tradicional com o multimédia, o visitante é conduzido pelo ciclo do linho até à oficina do Grupo de Tecelagem onde lhe é permitido visualizar e experimentar o trabalho no tear, conhecendo os pormenores desta tradição secular.
gps: 41.453354 -7.828194
4,4 Km
A história do século XX fica profundamente marcada pela corrida ao armamento e pelas duas Guerras Mundiais que assolaram o continente europeu.
Integrado no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico ...

O Museu Municipal proporciona uma visita pela história do Concelho, captada em cinco ambientes históricos distintos, desde a Pré-História até ao Século XX. A sala dedicada ao "Ouro Romano" exibe os materiais ...
Exposição de longa duração de minerais, rochas e fósseis de Portugal e de outros países, organizada de forma didáctica, integrada no Museu de Geologia.

Ponto central de toda a aldeia mineira, recentemente musealizado. Os seus edifícios tiveram várias utilizações ao longo dos anos, destacando-se a padaria e o cinema.
Nesta área foi construído ( conclusão em 1941 ) um ...

Edifício de dois pisos, funcionando, numa face inicial apenas com refeitório. O piso superior destinado aos trabalhadores da Mina em geral, o piso inferior funcionava como restaurante para a direção da mina de um lado e ...

Edifício longitudinal com quatro compressores de grandes dimensões. Construído na década de 1930, musealizado em 2015. É caso para dizer que contém verdadeiros monstros de ferro.
