/
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Lisboa
Ponto a visitar
 
Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa
O Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) da Universidade de Lisboa é um espaço de educação, ciência e cultura, no coração da cidade. O Museu tem origem no Real Museu e Jardim Botânico da Ajuda, criado no século XVIII.
O MUHNAC inclui espaços repletos de ciência e de história, como o Jardim Botânico, que é monumento nacional, o Laboratorio Chimico e o seu emblemático anfiteatro, o Observatório Astronómico e o antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres. Além deste núcleo, o MUHNAC inclui também o Observatório Astronómico da Ajuda na Tapada da Ajuda e o Jardim Botânico Tropical, em Belém. Para além de diversas exposições, os visitantes encontrarão um largo conjunto de atividades, visando estimular a curiosidade e a compreensão sobre a Natureza e a Ciência levando a Universidade de Lisboa à cidade e à sociedade.
Os acervos do MUHNAC totalizam mais de 3 milhões de objetos, entre espécimes de história natural, fósseis, minerais, aves, mamíferos, folhas de herbário, insetos, peixes, entre outros, assim como, instrumentos científicos, desenhos, fotografias, arquivos e livros. Estas coleções são muito significativas para a educação e divulgação da ciência, bem como para a investigação, podendo dar resposta a múltiplas questões relevantes para as sociedades atuais.
Características