/
CIVGLAZ - Centro de Interpretação do Vale Glaciar do Zêzere
Manteigas
Ponto a visitar
 
CIVGLAZ - Centro de Interpretação do Vale Glaciar do Zêzere, Manteigas
O Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere, inaugurado no dia 04 de março de 2013, tem como objetivo dar a conhecer outras perspetivas e visões do Vale Glaciar do Zêzere e as potencialidades turísticas do Concelho de Manteigas.
Um equipamento único na região e que funcionará como excelente meio de captação de visitantes e de divulgação do território.
A principal atrac­ção do Centro Interpretativo é um simulador que recria uma viagem de balão/dirigível ao longo do Vale Glaciar do Zêzere. Um passeio onde o visitante se deslocará virtualmente sobre a área, patri­mónio natural, com uma extensão de 13 quilómetros, com pontuais recuos no tempo, saltos de milhares de anos, para, com o recurso a representações 3D, me­lhor se compreender o fenómeno da glaciação.
O Centro Interpretativo conta ainda com duas «janelas» para Manteigas (presente e passado), qua­dros interativos sobre a fauna e flora predominantes no Vale, um módulo sobre os percursos pedestres e a narração de uma história relacionada com a atividade florestal (antiga Casa do Guarda Florestal) num cená­rio criado em torno da lareira existente no edifício.
Características