/
Receção | Grupo D
Borralha
Ponto a visitar
 
Receção | Grupo D, Borralha
Ponto central de toda a aldeia mineira, recentemente musealizado. Os seus edifícios tiveram várias utilizações ao longo dos anos, destacando-se a padaria e o cinema.
Nesta área foi construído ( conclusão em 1941 ) um poço vertical (duplo), com guincho, para extração do minério em bruto, com duas entradas de mina, integradas numa "fachada" em alvenaria e pedra.
Ao lado destas entradas da mina, foi originalmente construído, nos anos de 1939/1940, um edifício de um piso destinado a padaria, para confeção e venda de pão, com dois fornos e uma chaminé imponente, em tijolo.
O edifício da padaria possuía um anexo destinado a armazenamento. Frente a este edifício da padaria, na década de 1940, foi construído um outro, também de um piso, marginando o rio, destinado a escritório do grupo D e ferramentaria.
A área restante do edifício da padaria propriamente dita foi, no início da década de 1980, adaptada á sede do grupo desportivo local, dispondo de um bar para utilização pública.
O edifício marginando o rio, destinado a escritório do grupo D e ferramentaria foi, ao longo dos anos, sofrendo ampliações, tendo sido utilizado para escritório e área dos serviços de apoio técnico á exploração do grupo D, para albergar algum pessoal ligado á Escola Profissional, para sede dos sindicatos, para arrecadações diversas e outros fins.
Características